Privilégios - Porque a Câmara trabalha apenas 6 horas diárias?


O Bastidores da Política é incansável na luta por transparência e no combate a privilégios.

Há alguns dias atrás solicitei para alguns vereadores uma explicação do motivo que leva a câmara funcionar apenas seis horas diárias. Não obtive nenhuma resposta convincente.

Sei que existe uma lei que regulamenta tal ação, pelo menos em partes.
Vale ressaltar que não sou especialista, e, se eu estiver errado, por favor corrijam-me, mas o que encontrei nas pesquisas foi o seguinte:

A lei 8112/90 dispõe que é possível alterar a jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, desde que não haja intervalo, ou seja, são 6 horas diárias sem intervalo. Porém, a lei também destaca que só os cargos que envolvem atendimento ao público ou por conta de trabalho noturno.
Agora, o que sabemos é que nem todos os cargos em atividade na câmara municipal cumprem esses requisitos.




Mas vamos falar além das leis, vamos falar sobre privilégios:

No atual quadro crítico que o país se encontra, é um absurdo total ver tantos privilégios para servidores públicos. Pagamos altos impostos por serviços públicos péssimos. Todos, ou quase todos brasileiros, principalmente classes desfavorecidas, trabalham  de 8 a 10 horas diárias. Porque políticos e o funcionalismo não podem cumprir as 8 horas diárias?

Nenhum, absolutamente nenhum vereador que questionei, respondeu de forma convincente o real motivo da redução da carga horária.

OBS: Não sou a favor que vereadores passem 8 horas diárias trancafiados em seus gabinetes, mas bem sabemos, que muitos logo após encerrar seu turno de seis horas, vão para suas casas e nada mais fazem. E, como coloquei acima, alguns funcionários do legislativo possuem as mesmas regalias, salários altíssimos e carga horária reduzida.
Entendam que, não estou afirmando que o trabalho não pode ser reconhecido e bem remunerado. Mas o que quero dizer é que, é necessário que tenha um equilíbrio, pois enquanto não houver uma melhora significativa na economia do nosso país, todos, absolutamente todos devem fazer "sacrifícios". Ou será que somos tão egoístas, ao ponto de olharmos apenas para nosso umbigo ? 

Outro assunto que merece ser revisto, é em relação ao horário das sessões, pois o mesmo dificulta a participação da comunidade, já que as 14 horas, muitos estão trabalhando. 

Ah, agora estão em recesso das sessões. Não me perguntem o motivo, aliás, você já deve saber... Eu pergunto a vocês: Tem como um país dar certo ?

E para finalizar, o Congresso pode dobrar o valor dos recursos públicos destinados ao fundo eleitoral, antes era 1,7 bi, agora, para as próximas eleições municipais o valor pode chegar a 3,7 bilhões. Adivinha quem paga essa conta ?



Comentários

Mensagens populares